A arte do brincar (Clarissa Passos, iG São Paulo)

O princípio VII da Declaração Universal dos Direitos da Criança, aprovada por unanimidade pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1959, já estabelece: toda criança tem direito ao lazer infantil. Brincar é essencial para o desenvolvimento do seu filho – e o valor da brincadeira não pode ser subestimado.

Brincar tem um viés que vai muito além da simples fantasia. Enquanto um adulto vê apenas uma criança empilhando bloquinhos, para o pequeno aquilo significa experimentar as possibilidades de construir e conhecer novas cores, formatos e texturas. “Para a criança, brincar é um processo permanente de descoberta. É um investimento”, explica Tião Rocha, antropólogo, educador popular e folclorista, fundador do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento, em Minas Gerais.

“A criança que brinca vai ser mais esperta, mais interessada e terá mais facilidade de aprender – tudo isso de forma natural”, diz Ruth Elisabeth de Martin, pedagoga e educadora do Labrimp (Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos da Universidade de São Paulo).

Desenvolvimento

A literatura e as pesquisas demonstram que brincar tem três grandes objetivos para as crianças: o prazer, a expressão dos sentimentos e a aprendizagem. “Brincando, a criança passa o tempo, mostra aos pais e professores sua personalidade e descobre informações”, resume Áderson Costa, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.

Crianças menores, mesmo na companhia de outras, costumam brincar sozinhas. Para elas, o ideal são brincadeiras que estimulem os sentidos. Através deles, elas exploram e descobrem cores, texturas, sons, cheiros e gostos.

Por volta dos 3 anos elas desenvolvem outro tipo de brincadeira: o faz de conta. Imitar situações cotidianas – como brincar de casinha ou fingir que é o motorista de um ônibus – permite que as crianças se relacionem com problemas e soluções que passam do fazer imaginário para o aprender real.

A partir dos 5 anos, os pequenos estão aptos para incluir o outro nas brincadeiras. “É a fase em que elas deixam de brincar ao lado de outras crianças e passam a brincar com outras crianças”, explica Maria Angela Barbato Carneiro, coordenadora do Núcleo de Cultura e Pesquisas do Brincar da Pontifícia Universidade de São Paulo.

Vale lembrar que o desenvolvimento infantil é individual. Algumas crianças começam a brincar com outras mais cedo, outras mais tarde – não há motivo para preocupação.

Como incentivar seu filho a brincar

Estabelecer um horário diário ou semanal para brincar com seu filho é o primeiro passo para garantir que ele faça esta atividade com frequência. Muitos pais lotam a agenda dos filhos com afazeres extracurriculares, o que extingue o momento da brincadeira. “Toda agenda de criança deve ter um espaço diário para não fazer nada – é aí que surge o espaço para brincar”, orienta Áderson.

Participar da brincadeira dos filhos também dá uma vantagem aos pais: conhecê-los melhor. Como a criança se expressa brincando, os pais observadores descobriram as vulnerabilidades e os pontos fortes de seus filhos. “Brincar juntos aumenta o grau de confiança e o vínculo entre pais e filhos”, diz.

Dar brinquedos de diferentes materiais e tipos também é recomendável. Por isso, nada de entupir a menina só com bonecas e chegar com um carrinho debaixo do braço a todos os aniversários do menino. As crianças precisam experimentar de tudo. “Cada brinquedo traz uma mensagem e vai despertar o interesse e a curiosidade de alguma forma”, ressalta Ruth.

O importante é o brincar, e não o brinquedo. É possível improvisar brinquedos com uma fruta, uma caixa de papelão vazia ou o que quer que esteja à mão. E não se preocupe se não puder dar a seu filho aquele carrinho movido a pilhas de última geração. “Só na visão do adulto um brinquedo eletrônico é divertido. Para a criança, brinquedo que brinca sozinho é enfadonho”, completa Tião.

As brincadeiras ideais para cada faixa etária

 

Reunimos algumas recomendações de especialistas sobre as brincadeiras mais adequadas para cada faixa etária. O desenvolvimento infantil é individual, mas as crianças passam, cada uma a seu tempo, pelas fases abaixo. Todas as atividades devem ser desenvolvidas sob supervisão de um adulto e nos ambientes adequados.

Até os 2 anos
Nesta fase, a brincadeira tem que estimular os sentidos. Correr, puxar carrinhos, escalar objetos, jogar com bolinhas de pelúcia são atividades recomendadas.

3 a 4 anos
Começam as brincadeiras de faz de conta. As crianças respondem a brincadeiras de casinha, de trânsito, de escolinha e de outras atividades cotidianas.

5 a 6 anos
Os jogos motores (de movimento) e os de representação (faz de conta) continuam e se aprimoram. Surgem os jogos coletivos, de campo ou de mesa: jogos de tabuleiro, futebol, brincadeiras de roda.

7 anos acima
A criança está apta a participar e se divertir com todos os tipos de jogos aprendidos, mas com graus de dificuldade maiores.

Você talvez goste também de

As Vantagens de uma Festa sem Eletrônicos em um Espaço Lúdico

As Vantagens de uma Festa sem Eletrônicos em um Espaço Lúdico

Em um mundo cada vez mais dominado por telas e tecnologia, organizar uma festa sem eletrônicos em um espaço lúdico pode trazer benefícios incríveis, especialmente para crianças e até mesmo adultos. Esses ambientes incentivam a criatividade, a interação social e o...

Kit tie dye

Kit tie dye

Sugestões de vídeos TIE DYE: O Tie Dye voltou com tudo, você provavelmente já viu que o tie-dye, tendência nos anos 1970, Aprenda a fazer uma camiseta TIE DYE. Todas as atividades e conteúdos sugeridos devem ter um adulto supervisionando....

Conheça nosso buffet

Um Buffet Lúdico
Sobre o buffet

Sobre o buffet

Fundado em 2014, o Buffet Espaço Boo! marcou seu nome no charmoso bairro da Vila Romana. Nesse período, consolidamos a nossa marca tornando-se referência em padrão de qualidade, modelo de funcionamento, atendimento e excelência na organização de eventos.
Atrações

Atrações

Brinquedos inovadores, modernos e pedagógicos, nossos valores são instrumentos que fomentam o brincar com qualidade, desenvolvendo habilidades fundamentais na educação infantil. Quando as alegrias e brincadeiras são compartilhadas com todos os convidados, inclusive seus pais, a criança leva em sua memória momentos inesquecíveis.
Cardápio

Cardápio

Conhecido por juntar qualidade e sofisticação, nosso cardápio foi elaborado pelo renomado chef de cozinha HENRIQUE MECIANO. Nossos itens são frescos e artesanais, traduzindo numa apresentação moderna, sofisticada e com uma combinação perfeita de sabores.
Faça sua festa aqui no buffet infantil espaço Boo!

Clique no botão abaixo para solicitar um orçamento e preencha o formulário.

Se preferir ligue para ou solicite via WhatsApp em
(11) 97236-6511

Dúvidas? Fale Conosco

Buffet Infantil Espaço Boo!

Rua Nossa Senhora da Lapa, 747 - Lapa
São Paulo - SP

 (11) 97236-6511

Espaço Boo!

Rua Nossa Senhora da Lapa, 747 - Lapa - São Paulo - SP
abrir no mapa

Solicite um Orçamento

"*" indica campos obrigatórios

DD barra MM barra YYYY