fbpx
loader image

Atividade física estimula a sociabilidade da criança

Numa época em que brincar está quase em desuso, as crianças do século XXI quase não sabem o significado dessa palavra. Brincadeiras individuais onde o parceiro ou rival é uma máquina e não um ser humano, criam uma falsa idéia de interação. Forçadas pela correria e pelo medo da violência urbana, os pequenos que moram na cidade se distraem com o videogame ou com a televisão de suas casas, em vez de correr, pular, arremeçar, se mexer de um modo geral.

Esses hábitos ajudam no individualismo e na falta de contato, que nessa fase é algo muito importante.

Indo contra essa tendência social, algumas instituições, ONGs e até mesmo algumas famílias desenvolvem brincadeiras infantis que estimulam a sociabilidade das crianças, numa troca de experiências onde o lado lúdico é estimulado.

SESC (Serviço Social do Comércio) possui diversos programas socioeducativos. De acordo com Marise Teixeira Cabral, responsável por esse segmento, há várias atividades voltadas para as crianças, como a natação, iniciação esportiva, aulas de dança, entre outras.

As turmas são dividias em dois períodos, das 8 às 12 horas, e das 14 às 18 horas. Ambas as turmas de terça à sexta-feira. Crianças que estão na faixa etária dos sete aos 12 anos, podem entrar para o projeto Curumim.

Segundo Carla Carolina Malheiros, formada em educação física e instrutora de atividades do projeto Curumim, as atividades aplicadas aos alunos visam trabalhar o lado lúdico da criança. Os exercícios físicos são canalizados nesse sentido.

Entre as mais frequentes estão os esportes aquáticos, futebol, handebol, vôlei adaptado – que recebe o nome de “câmbio” (ao invés da criança bater na bola, ela segura e lança para a outra) -, queimada e base quatro, uma espécie de beisebol também adaptado às crianças.

Para Carla, sociabilizar as crianças é um dos principais focos do projeto. Colocá-las em contato com outras, fazê-las aprender a dividir os brinquedos. Enquanto se distraem e se divertem, os instrutores ficam observando possíveis problemas tais como timidez e falta de autoconfiança.

A instrutora ressalta que ao perceber alguma criança sozinha, ela tenta estimulá-la a brincar. “Logo invento algo engraçado que chame a atenção das outras crianças. Em questão de minutos, todos estão próximos àquela criança que antes estava sozinha”.

Alguns problemas são detectados no projeto Curumim. Carla conta que certa vez, em uma de suas aulas, ela chamava a atenção de um menino e este não respondia e não compreendia as atividades. Passou então a observá-lo, e percebeu que quando estava de frente para o menino e mostrava como devia fazer, ele entendia, mas quando estava longe ou dava ordens oralmente ele não obedecia. “Percebi que o menino era deficiente auditivo e entrei em contato com os pais do garoto”, comenta.

A idade das crianças varia entre sete e doze anos. Isso propicia o exercício da confiança, pois os mais novos têm que saber jogar com os mais velhos, geralmente vistos como mais fortes. “As atividades são mescladas. Não há esporte destinado aos meninos ou as meninas. Todos aprendem um pouco de cada um”, conclui.

Você talvez goste também de

Kit tie dye

Kit tie dye

Sugestões de vídeos TIE DYE: O Tie Dye voltou com tudo, você provavelmente já viu que o tie-dye, tendência nos anos 1970, Aprenda a fazer uma camiseta TIE DYE. Todas as atividades e conteúdos sugeridos devem ter um adulto supervisionando....

O brincar e o desenvolvimento integral das crianças

O brincar e o desenvolvimento integral das crianças

O brincar é uma das formas mais peculiares de expressão das crianças desde muito pequenas. É por meio do brincar que ela expressa seus desejos, fantasias, saberes e fazeres. Todas as crianças têm o direito ao brincar garantido em instrumentos legais de âmbito nacional...

Brincar: a atividade mais séria da criança

Brincar: a atividade mais séria da criança

Brincar, para a criança, é tão importante e sério como trabalhar é para o adulto. Ou mais até, porque dificilmente encontramos um adulto tão dedicado ao seu trabalho como a criança o é à sua brincadeira. O trabalho é dirigido de fora, pelas necessidades e metas dos...

Conheça nosso buffet

Um Buffet Lúdico
Sobre o buffet

Sobre o buffet

Fundado em 2014, o Buffet Espaço Boo! marcou seu nome no charmoso bairro da Vila Romana. Nesse período, consolidamos a nossa marca tornando-se referência em padrão de qualidade, modelo de funcionamento, atendimento e excelência na organização de eventos.
Atrações

Atrações

Brinquedos inovadores, modernos e pedagógicos, nossos valores são instrumentos que fomentam o brincar com qualidade, desenvolvendo habilidades fundamentais na educação infantil. Quando as alegrias e brincadeiras são compartilhadas com todos os convidados, inclusive seus pais, a criança leva em sua memória momentos inesquecíveis.
Cardápio

Cardápio

Conhecido por juntar qualidade e sofisticação, nosso cardápio foi elaborado pelo renomado chef de cozinha HENRIQUE MECIANO. Nossos itens são frescos e artesanais, traduzindo numa apresentação moderna, sofisticada e com uma combinação perfeita de sabores.
Faça sua festa aqui no buffet infantil espaço Boo!
Clique no botão abaixo para solicitar um orçamento e preencha o formulário.

Se preferir ligue para:
(11) 2872-4104
ou solicite via WhatsApp em
(11) 97236-6511

Dúvidas? Fale Conosco

Buffet Infantil Espaço Boo!

Rua Tito, 883 - Vila Romana
São Paulo - SP

 (11) 2872-4104

 (11) 97236-6511

Espaço Boo!

Rua Tito, 883 - Vila Romana - São Paulo - SP
abrir no mapa

Solicite um Orçamento

Precisa de um orçamento? Fale conosco