fbpx
loader image

O brincar e o desenvolvimento integral das crianças

O brincar é uma das formas mais peculiares de expressão das crianças desde muito pequenas. É por meio do brincar que ela expressa seus desejos, fantasias, saberes e fazeres. Todas as crianças têm o direito ao brincar garantido em instrumentos legais de âmbito nacional e internacional, tais como a Declaração Universal dos Direitos da Criança, a Convenção de Direitos da Criança da ONU e o Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8069/90.

Precisamos pensar o quanto nós, adultos, temos respeitado, valorizado e contribuído para garantir esse direito nos espaços familiares, em instituições educacionais e diferentes espaços públicos e privados.

Para que o tempo do brincar cotidianamente seja entendido como essencial, é importante considerá-lo enquanto expressão infantil altamente significativa para o desenvolvimento integral das crianças. Brincando elas mobilizam e ampliam habilidades, como as sociais, afetivas, cognitivas e motoras que, certamente, influenciarão o desenvolvimento do pensamento, da linguagem, da imaginação e da criatividade.

Ao brincar as crianças negociam, fazem escolhas, opinam, se encantam, se alegram e aprendem a conviver com as diferenças. Logo, elas vivenciam a solidariedade, a alegria, a justiça, a co-construçāo de regras e responsabilidades, fundamentais para o seu desenvolvimento afetivo, ético, político e moral.

Mesmo sendo um direito de todas as crianças, o brincar muitas vezes tem sido reduzido a um tempo curto da rotina, por vezes entendido como premiação para determinados comportamentos e relacionado a brinquedos, induzindo ao consumo infantil.

Priorizar o brincar espontâneo e não estruturado, disponibilizando tempo e variedade de materiais para que ela possa exercitar sua imaginação e criatividade, sem ênfase a brinquedos eletrônicos ou altamente elaborados, é permitir que as crianças ampliem as possibilidades de criar e vivenciar experiências ricas e significativas. Reduzir o tempo para o brincar com jogos eletrônicos e ampliar os tempos para o brincar com outros brinquedos e materiais, assim como, com outras pessoas no fortalecimento das relações intergeracionais – entre crianças mais novas e maiores, entre crianças e adultos, entre crianças e idosos – também será essencial e poderá fortalecer a valorização do outro, de outras formas de brincar e o resgate de brincadeiras tradicionais.

E, por fim, acreditamos que nos tempos atuais é importante rever nossas opções de lazer nos momentos em que estamos com as crianças. Logo, substituir o passeio aos shoppings centers aos finais de semana em companhia das crianças, pelas brincadeiras nos parques das cidades, na busca de outras formas de organização dos tempos para o brincar, com momentos amplos e livres, poderá ser um programa mais que interessante, deixando marcas bastante significativas para toda a vida.

Soeli Terezinha Pereira é Assessora Educacional da Rede Marista de Solidariedade, do Grupo Marista.

Você talvez goste também de

Atividade física estimula a sociabilidade da criança

Atividade física estimula a sociabilidade da criança

Numa época em que brincar está quase em desuso, as crianças do século XXI quase não sabem o significado dessa palavra. Brincadeiras individuais onde o parceiro ou rival é uma máquina e não um ser humano, criam uma falsa idéia de interação. Forçadas pela correria e...

Brincar: a atividade mais séria da criança

Brincar: a atividade mais séria da criança

Brincar, para a criança, é tão importante e sério como trabalhar é para o adulto. Ou mais até, porque dificilmente encontramos um adulto tão dedicado ao seu trabalho como a criança o é à sua brincadeira. O trabalho é dirigido de fora, pelas necessidades e metas dos...

A arte do brincar (Clarissa Passos, iG São Paulo)

A arte do brincar (Clarissa Passos, iG São Paulo)

O princípio VII da Declaração Universal dos Direitos da Criança, aprovada por unanimidade pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1959, já estabelece: toda criança tem direito ao lazer infantil. Brincar é essencial para o desenvolvimento do seu filho – e o...

Conheça nosso buffet

Um Buffet Lúdico
Sobre o buffet

Sobre o buffet

Fundado em 2014, o Buffet Espaço Boo! marcou seu nome no charmoso bairro da Vila Romana. Nesse período, consolidamos a nossa marca tornando-se referência em padrão de qualidade, modelo de funcionamento, atendimento e excelência na organização de eventos.
Atrações

Atrações

Brinquedos inovadores, modernos e pedagógicos, nossos valores são instrumentos que fomentam o brincar com qualidade, desenvolvendo habilidades fundamentais na educação infantil. Quando as alegrias e brincadeiras são compartilhadas com todos os convidados, inclusive seus pais, a criança leva em sua memória momentos inesquecíveis.
Cardápio

Cardápio

Conhecido por juntar qualidade e sofisticação, nosso cardápio foi elaborado pelo renomado chef de cozinha HENRIQUE MECIANO. Nossos itens são frescos e artesanais, traduzindo numa apresentação moderna, sofisticada e com uma combinação perfeita de sabores.
Faça sua festa aqui na Boo!
Clique no botão abaixo para solicitar um orçamento e preencha o formulário.

Se preferir ligue para:
(11) 2638-4899
ou solicite via WhatsApp em
(11) 97236-6511

Dúvidas? Fale Conosco

Espaço Boo!

Rua Tito, 883 - Vila Romana
São Paulo - SP

 (11) 2638-4899

 (11) 97236-6511

Espaço Boo!

Rua Tito, 883 - Vila Romana - São Paulo - SP
abrir no mapa

Solicite um Orçamento

Precisa de um orçamento? Fale conosco